Assessoria de Comunicaçao/Comunicaçao empresarial/internet/Marketing/Relações Públicas/Web 2.0

Modelos de empresas 2.0

1166381_blogApesar das coisas ainda parecem um tanto confusas, as empresas parecem estar atuando num grande esforço para se adaptar ao novo contexto da web 2.0. No blog de Jeremiah Owyang, blogger do Silicon Valley, ele apresenta uma pesquisa na qual detecta três tipos de empresas a partir do uso das mídias sociais:

1 – O “Pneu” – Modelo Distribuído: cada unidade, departamento ou colaborador pode levar adiante seu próprio espaço de participação tipo blog, wiki, redes, etc, que representam cerca de 29% das empresas pesquisadas.

2 – A “Torre” – Modelo Centralizado: já cerca de 20% das empresas seguem um esquema, no qual, existe uma equipe encarregada de controlar e executar todo o que for relacionado com essas ferramentas de participação. Normalmente, os departamentos de Comunicação ou Marketing.

3 – O “Eixo e o raio” – Modelo Cruzado Funcional: nesse modelo, aqueles que desenvolvem os formatos interativos dentro da empresa estariam espalhados em vários departamentos diferentes. Essas empresas representariam 42% das companias pesquisadas.

Existiria um 4º modelo que giraria em torno de 5%, que na pesquisa aparece como “Outros”.

Para Jeremiah, o modelo mais eficiente seria o Cruzado Funcional, que fornece recursos centralizados de apoio aos departamentos da empresa, sendo que essas unidades tem liberdade e flexibilidade para dialogar, mas sempre alinhadas ao que os outros departamentos também estão produzindo.

Ele lembra, ainda, que 80% do sucesso do uso dessas ferramentas 2.0 depende da estratégia desenvolvida e que apenas 20% depende da tecnologia utilizada.

É interessante ver que as empresas estão em boa medida atentas a esse novo contexto e dispostas a se adaptarem à medida que a web 2.0 avança. Claro que esse panorama é norte-americano e, por aqui, ainda teremos um longo caminho a percorrer, mas acredito que deveremos seguir nesse mesmo rumo, pois no que se refere à comunicação sempre estivemos muito alinhados à “escola americana”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Modelos de empresas 2.0

  1. Pingback: A web 2.0 e o marketing das redes sociais « Emanuela Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s