Marketing/Publicidade e Propaganda/Relações Públicas

Os erros de comunicação de Chicago na disputa pelas Olimpíadas de 2016

rio_2016_250x250O portal Ragan.com publicou em seu site,  nesta segunda-feira, 5 de outubro, um artigo assinado por Michael Sebastian que aponta as três lições de comunicação que devem ser apreendidas com a eliminação de Chicago como cidade sede das Olimpíadas de 2016. Com o título “A culpa é do Rio – e dos  tropeços dos PRs da cidade de Chicago”, Sebastian fala da decepção de ver a cidade norte-americana desclassificada logo na  primeira rodada de votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O primeiro erro apontado por ele foi ter focado o “discurso” pró-Chicago nas celebridades e não ter dado a palavra, a defesa, à população. Ao final, Sebastian questiona: “Muitas empresas já compreenderam esse conceito: na idade da mídia social, o que vende mais produtos, recomendações de clientes ou o endosso das celebridades?”.

O segundo erro diz respeito à alta expectativa da mídia, que desde o início apontava Chicago e Rio como os finalistas. Segundo ele, os organizadores da campanha Chicago 2016 deveriam ter gerenciado melhor as expectativas da mídia. O clima de “já ganhou” foi prejudicial e a decepção maior.

O  não envolvimento da população na campanha foi o terceiro e último erro de comunicação. Sebastian afirmou que o prefeito de Chicago deveria ter começado a campanha aos poucos, envolvendo e persuadindo cada um dos cidadãos sobre os benefícios que a realização das Olimpíadas trariam para a cidade.

“Os profissionais de comunicação interna sabem muito bem que se uma empresa planeja implementar uma grande ação, é necessário, antes de tudo conquistar os empregados, área por área, departamento por departamento, para que todos sintam-se a bordo”, conclui Sebastian.

Texto publicado originalmente no portal Nós da Comunicação

Anúncios

Um pensamento sobre “Os erros de comunicação de Chicago na disputa pelas Olimpíadas de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s