Assessoria de Comunicaçao

Quando o trabalho da assessoria é não sair na imprensa

Quando se pensa em assessoria de imprensa, imagina-se logo o assessor desesperado tentando conseguir pautas para o seu assessorado e “pipocar na imprensa”. Ter visibilidade é o sonho de toda empresa e eles creditam essa responsabilidade ao assessor.

No entanto, a assessoria trabalha na gestão do relacionamento entre o assessorado e a imprensa. E isso não significa sair toda hora nos jornais. Muitas vezes o trabalho maior não está em conseguir uma notinha, está em minimizar os efeitos negativos de uma pauta ou mesmo dissociar a imagem da empresa ou instituição com a referida pauta negativa. Essa é a parte mais difícil, o dever mais árduo: não sair na imprensa.

E quero deixar bem claro que, não sair, não significa se esconder ou omitir fatos. Nada disso! Tem a ver com transparência, com dizer a verdade e colocar pingos nos “is”. É se colocar a disposição, dizendo “eu só posso te ajudar nisso, mas a partir dai não é comigo”.

Muitas vezes – os jornalistas que me perdoem, mas é verdade – o repórter chega até você sem a menor ideia de onde conseguir a fonte que ele precisa e acha que é tudo com a sua empresa/instituição. Cabe então ao assessor explicar a situação, indicar caminhos, dar telefones de pessoas ou órgãos que realmente podem ajudar. Ou mesmo indicar uma alternativa, sugerir uma mudança de perspectiva da pauta que pode ser mais adequada.

Caso não haja essa abertura por parte da assessoria de imprensa, o nome da  empresa/instituição pode ser equivocadamente mencionado numa pauta nem um pouco interessante.

Portanto, fique atento, tente criar um relacionamento com os jornalistas pautado em transparência, profissionalismo e credibilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s