Marketing Político

Dicas para o uso da internet na campanha eleitoral

Amanhã, 06 de junho, segundo o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já passa a ser permitida a realização de propaganda do eleitor, desde que não paga, visando o pleito de 2012.

Mais do que nunca as mídias sociais deverão ser utilizadas por candidatos e eleitores, já que estão consolidadas no dia a dia das pessoas, bem como nas estratégias de marketing.

Mas não existem fórmulas mágicas que garantam um bom desempenho na campanha na internet. Portanto algumas dicas básicas para candidatos – e eleitores – podem ajudar:

* CANDIDATOS

1. Um bom site é apenas o começo. Procure seus eleitores em redes sociais e comunidades online que ele já frequente;

2. Inclua ações online desde o início da campanha e trabalhe-as de maneira integrada com as demais. Aproveite a comunicação online ara gerar resultados fora da internet;

3. Só abra novas frentes de campanha em canais online se realmente tiver como participar e se relacionar com os eleitores;

4. Identifique e abrace iniciatvas criadas fora da sua campanha;

5. Não subestime o eleitor conectado.

* ELEITOR

1. Use a internet para ir além da propaganda eleitoral e dos veículos tradicionais. Busque informações sobre o passado do candidato, se já ocupou cargo eletivo ou se esteve envolvido em escândalos;

2. Participe de redes sociais e comunidades online, demonstrando seu apoio a um candidato, mas sem cair em discussões vazias e trocas de insultos.

Ou seja, seja candidato ou eleitor, use a internet a seu favor: coloque suas ideias para funcionar e se aproveite da democracia e transparência fomentados nos ambientes online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s