Webssário

web 20

“A maioria dos erros consiste apenas em que não aplicamos corretamente o nome às coisas”

Espinosa

Percebi que, ultimamente, temos recaído no erro de utilizar termos e mais termos relacionados à internet como se fossem de senso comum, quando muitos deles ainda carecem de real significado na mente das pessoas e isso inclui a nós mesmos, pois estão em constante evolução. Por isso, aqui relacionamos alguns desses termos.

Se você quiser colaborar com esse Webssário, sugerir novos termos e ampliar significados, entre em contato através dos comentários dessa página.

AGREGADORES DE NOTÍCIA: São sistemas que lêem e exibem os documentos RSS (consultar verbete). Existem alguns programas que, após serem instalados no seu computador, podem ser alimentados com os links RSS. Outros sistemas, mais práticos, são páginas na internet, e basta acessar o endereço da página para alimentar o sistema com os seus RSS preferidos.

AVATAR: Em informática, é a representação gráfica de um usuário em realidade virtual. Existem websites onde se pode criar facilmente o seu próprio avatar, como por exemplo no http://www.faceyourmanga.com

BLOG: Tecnologia de publicação na Web, surgida por volta de 1997, que se caracteriza pela facilidade de inclusão de textos, imagens e vídeos, além de permitir comentários por quem os lê. Utilizado inicialmente por pessoas físicas e, por sua versatilidade de expressão, passa também às empresas e à sociedade em geral, tanto para uso interno (intranets) çomo externamente (na Internet) como canal de comunicação.

INTERNET: Se refere a um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

MICROBLOGGING: É uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto com menos de 200 caracteres e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web. O serviço de microblogging mais popular chama-se Twitter lançado em 2006.

ORKUT: É uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. No Brasil, é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários.

REDES SOCIAIS: Estabelecidas principalmente na Internet, pela possibilidade de rapidez na transmissão de dados, as redes sociais são responsáveis pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum. No Brasil, a Rede Social mais utilizada é o Orkut.

RSS: RSS é a sigla em inglês para Rich Site Summary ou Really Simple Syndication, ou seja, uma forma simplificada de apresentar o conteúdo de um site. Um documento RSS geralmente exibe o grande volume de informações existente em uma página na internet de forma resumida. Pela característica de alimentar de notícias, os documentos RSS também são chamados de Feeds.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: Também denominada como Sociedade do Conhecimento, surge no fim do Século XX, com o termo Globalização. Essa sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. Esse novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: Ver Sociedade da Informação.

TWITTER: É uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”, através da própria Web ou por SMS. Foi criada em 2006 por Jack Dorsey.

USABILIDADE: É um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

WEB 2.0: Termo criado em 2004 para descrever a segunda geração da World Wide Web –tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro deste contexto se encaixam redes sociais como Orkut, Facebook, além de plataformas como Wikipedia, Blogs, Twitter, YouTube, Flickr, entre outros.

WEB SEMÂNTICA: É uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. Ela interliga significados de palavras para conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador. Já se tem falado da Web Semântica como a terceira geração da Web, ou seja, a Web 3.0.

A idéia da Web Semântica surgiu em 2001, quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades”.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Webssário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s